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Trial 4x4 Ciudade de Porriño - 15 de
Novembro 2009
Troféu
Ibérico Trial 4x4 – Ciudad Porriño
F-Racing estreia-se a vencer
A
derradeira jornada do Troféu Ibérico
de Trial 4x4, manteve o nível competitivo
que se evidenciou nas restantes três provas,
com a incerteza quanto ao vencedor a manter-se
até às derradeiras voltas. O campeão
desta segunda edição que a exemplo
da primeira terminou em Espanha, foi o Stand Candeias,
tendo a F-Racing triunfado na cidade Espanhola
de Porriño.
A prova organizada pelos Trilhos do Nordeste com
a colaboração dos “hombres” da Província
de Pontevedra da região da Galicia “Qintanillas
4x4”, ficou marcada pela intempérie que
se abateu desde as primeiras movimentações
dos 4x4 em pista, até ao final das três
horas de puro trial, num circuito de eleição
para o publico – um autentico anfiteatro, com
grande diversidade de dificuldades, que causaram
bastante trabalho suplementar aos pilotos e esforços
redobrados aos navegadores. Mesmo em condições
adversas para o público – que correspondeu
em grande número, com a pista inundada
de lama e enormes charcos de água, as mecânicas
das viaturas foram autênticos guerreiros,
com poucas equipas a recorrerem às boxes
para compor “grandes” estragos, essencialmente
as equipas da frente, com maior prejuízo
para a “PJ Automóveis” que se viu obrigado
a substituir a bomba de embraiagem a 1h do final,
quando ocupava a terceira posição.
As Equipas Inersel e Stand Candeias acusaram falta
de travões, com o campeões a ser
obrigado a substituir dois pneus, ficando ainda
sem escovas de limpa vidros. Ventilações
Moura, ficou privado do guincho, quando havia
ainda meia parte da corrida para cumprir, deixando
por terra as aspirações de renovar
um lugar no pódio da última edição.
No “duelo” entre Emanuel e Filipe, com vantagem
para o homem da F-Racing, ambos a utilizarem um
Wrangler, de diferentes gerações,
estiveram ilesos de problemas – evitando perda
de tempo nas boxes, apenas Emanuel Costa a sentir
alguma perda de rendimento do Rubicon, na derradeira
meia hora, devido à entrada de água
para o motor.
Na parte competitiva, a F-Racing logrou chamar
a si a vitória, depois de já ter
ameaçado em outras ocasiões, tornando-se
no quarto vencedor diferente em outras tantas
jornadas que compuseram o Troféu Ibérico
de Trial 4x4, demonstração do equilíbrio
que existe nesta competição.
Após a realização dos treinos
cronometrados, a grelha de partida viria a ser
formada pela ordem de inscrição
no troféu, tal como determinada o regulamento,
pelo facto de apenas uma equipa ter conseguido
completar uma volta completa ao percurso – a equipa
da “casa” Quintanillas IV (27m42,082s), sinal
indicador das dificuldades que o terreno apresentava.
Em boa altura, a organização decidiu
anular três dificuldades para as três
horas, evitando grande congestionamento de viaturas,
que poderiam por em causa a continuidade da prova.
Logo na partida, Stand Emanuel Costa, detentor
do número 1, tomou a dianteira da prova,
sendo ameado á passagem da meia hora pela
F-Racing.com que rapidamente recuperou posições
– saindo dos últimos lugares da grelha,
o mesmo sucedendo com a PJ Automóveis que
passou a ocupar a terceira posição,
com o mesmo número de voltas do líder.
Com o desenrolar da prova, iam-se verificando
sucessivas trocas de lugares, quer no duo da frente,
quer no restante pelotão que se apresentava
muito junto. A meio da prova já a “F-Racing”
assumia a liderança, fruto da sua exuberância
e eficácia na transposição
dos obstáculos, num excelente entrosamento
entre o piloto e navegador. Emanuel Costa ainda
tentou um derradeiro “forcing” na última
hora de prova, respondendo de pronto a dupla Filipe
Guimarães/Hugo Sampaio, numa manobra de
“mestre” com uma arriscada ultrapassagem que lhe
viria a garantir um merecido triunfo, num “duelo”
a dois na luta pela vitória, sendo estas
duas equipas que partilharam as duas primeiras
ao longo de toda a prova, acabando separadas por
escassos minutos. Emanuel Costa e Nuno Araújo
consolidaram a segunda posição,
garantindo igual posto no final do troféu.
No terceiro lugar do pódio terminou a Inersel
numa prova regular, colhendo os seus frutos na
última hora, depois dos problemas de embraiagem
do Nissan Patrol de Pedro Jorge e Tiago Silva
– PJ Automóveis. Marco Oliveira e Carlos
Vieira que tinha assumido a quarta posição
à passagem da primeira hora de prova, defendeu
a posição do pódio dos ataques
da Auto Orlando e do Stand Candeias. Seria esta
dupla, Paulo Candeias/Carlos Campelos, a terminar
na quarta posição, após um
“ataque” serrado na derradeira meia hora, suplantando
em mais de uma volta a vantagem para o quinto
classificado e a volta mais rápida da corrida,
confirmando desta forma um título que dificilmente
lhe escaparia. Marcelo Mendes e Marco Duarte alcançaram
em Porriño a melhor classificação
do Troféu ao ser quinto, numa prova sem
problemas mecânicos, terminando a prova
com o mesmo número de voltas do Team Biclas
Nor-Gomresiduos que foi sexto.
Para a história fica o registo de uma prova
muito bem disputada com grande lealdade entre
concorrentes e muita competitividade. A organização
esteve em bom nível, mesmo tendo em conta
todas as condicionantes do tempo. A Troféu
Ibérico de Trial 4x4 está de volta
em 2010 com algumas boas novidades, estado para
o dia 13 de Dezembro o seu encerramento com a
tradicional entrega de prémios.
Classificação
final:
1º F-Racing.com, 19 voltas; 2º Stand
Emanuel Costa, 18v; 3º Inersel, 17v; 4º
Stand Candeias; 17v; 5º Auto Orlando, 15v;
6º Biclas Nor-Goomresiduos, 15v; 7º
PJ Automóveis, 15v; 8º Ventilações
Moura, 13v; 9º Mo-Decor, 13v; 10º Revi-Clap,
12v.
Classificaram-se mais 12 equipas
Volta mais rápida: Stand Candeias – 5m45,978s