::
Trial 4x4 Paredes Rota dos Móveis- 18
de Outubro 2009
Troféu
Ibérico Trial 4x4 – Paredes TT Rota
dos Móveis
Stand Candeias vence e isola-se no comando
Ao
vencer a terceira jornada do Troféu Ibérico
de Trial 4x4, a equipa do Stand Candeias isolou-se
no comando da competição. A prova
do Clube TT Paredes Rota dos Móveis que
se disputou este domingo na zona industrial de
Baltar, acolheu mais de cinco mil adeptos dos
4x4 para assistirem a mais uma excelente jornada
de puro trial. Uma pista com dez obstáculos
num perímetro com cerca de 1,9 kms mantiveram
a incerteza do vencedor até bem perto do
final, depois de um anunciado, mas curto, duelo
entre dois dos principais candidatos à
vitória: Stand Emanuel Costa e Stand Candeias,
por esta ordem, os detentores da primeira linha
da grelha de partida.
Um pneu rebentado no Wrangler Rubicon da Equipa
Stand Emanuel Costa ainda antes da meia hora de
prova, separou estas duas equipas, ficando a Toyota
Hilux da Equipa Stand Candeias com alguma margem
de manobra. Paulo Candeias e Carlos Campelos não
mais se abstraíram da liderança,
apenas por duas situações viram
o triunfo ameaçado numa altura de franco
“ataque” de Emanuel Costa que vinha
a recuperar terreno. Já perto do final,
o Wrangler voltava a pregar uma partida com problemas
com o tubo do combustível, relegando o
piloto de Penafiel para a décima segunda
posição da geral. A perseguição
ao líder estava agora entregue a um trio
que manteve bem acesa a luta pelos lugares do
pódio: em primeira instancia e, algo surpreendente
a melhor formação espanhola –
Quintanilhas IV (Roberto e Francisco Fernandez)
a passar pela vice-liderança a meio da
prova, depois um problema mecânico no Jeep
CJ7 fê-lo perder bastante tempo. Seria a
vez da forte armada nacional encetar constantes
ameaças ao líder, com constantes
mudanças de posições: Inersel,
Biclas, Ventilações Moura e Repsol
Amiauto TT. Ilesos a problemas mecânicos,
com excepção do Defender de Gustavo
Moura e Joaquim Lopes que viram um triângulo
da suspensão partir a meia hora do final,
vindo a perder o terceiro lugar que vinham a ocupar
a largas voltas. A dupla que tinha vencido a jornada
inaugural em Lousada, terminou na quarta posição
final, por troca com Domingos Parente e João
Pinto (Biclas Nor-Gomresíduos), que obtiveram
em Paredes a melhor classificação
no troféu, numa toada de “ataque”
constante ao longo de toda a prova, beneficiando
da notável fiabilidade do Patrol GR. Apresentando-se
em Paredes com a Toyota Hilux ex: Apollo, Vasco
Andrade acompanhado por Hélder Rocha, não
desiludiram e, com uma prova muito regular e sem
danificar material lograram, para além
de aperfeiçoar a adaptação
ao novo carro, obter um excelente quinto lugar
final a 3 voltas do vencedor. O segundo lugar
da Inersel – Marco Oliveira/Carlos Vieira,
premeia a aposta do piloto do Nissan na tentativa
de chegar à vitória, bem tentou
– chegando a rodar na mesma volta do vencedor
durante a derradeira hora, mas o andamento do
Stand Candeias estava imparável, acabando
por merecer o triunfo.
Outras equipas “bem cotadas” na classificação
do campeonato chegaram a ameaçar uma aproximação
aos lugares do pódio, mas, por meros problemas
mecânicos ou regulamentares, viram-se bem
cedo afastadas dos objectivos iniciais: F-Racing,
que tinha obtido o quarto melhor tempo nos treinos
sentiu problemas com o tubo do turbo do Wrangler;
PJ Automóveis teve um dia para esquecer
com inúmeros problemas – dois cubos
partidos, uma barra de direcção
e, outros imponderáveis levaram a que o
piloto – Paulo Jorge “joga-se”
mais com os pontos do campeonato, mesmo perdendo
a liderança “reservou” para
si a segunda posição da competição.
Com andamentos regulares e sem deslumbrar “jogando”
na poupança do material em detrimento da
fogosidade, um grupo de equipas que terminou liderado
pela Paljet – sexta classificada, manteve
uma constante regularidade na contabilização
das voltas: IC Power – uma estreia no troféu;
Dinapaca Team – já uma “veterana”;
Team DragRace II – em evolução;
Revi Clap – capacidade de gestão;
Auto Orlando – com coragem para conquistar
outras posições; entre outras…
Mais equipas se destacaram nesta terceira jornada
do Troféu Ibérico de Trial 4x4 que
tem vindo a primar pelo rigor organizativo e pela
potencialidade na promoção e divulgação
da modalidade. Uma das novidades nesta jornada
foi a criação de um parque fechado
no final do dia de Sábado no centro de
Paredes, permitindo um maior contacto dos adeptos
e dos menos conhecedores com as viaturas e as
equipas; para além da transmissão
em directo de toda a prova via internet pelo canal
TV de Vale de Sousa: http://directo.valedosousa.tv
Classificação final:
1º Stand Candeias; 26 voltas; 2º Inersel,
26v; 3º Biclas Nor-Goomresiduos, 25v; 4º
Ventilações Moura, 23v; 5º
Repsol – Amiauto TT, 23v; 6º Paljet,
22v; 7º IC Power, 22v; 8º Dinapaca Team,
22v; 9º Team DragRace, 21v; 10º Revi-Clap,
21v.
Classificaram-se mais 16 equipas
Volta mais rápida: Móveis Vasco
– 4m53,6s
Classificação
após 3ª prova
1º Stand Candeias, 102 pontos; PJ Automóveis,
86; 3º Stand Emanuel Costa, 84; 4º Ventilações
Moura, 75; 5º Inersel, 71
Análise do número de espectadores
do Directo do Troféu Ibérico Trial
4x4/Clube TT Paredes
No passado dia 18 de Outubro de 2009 o Clube TT
de Paredes, valsousa.tv - Vale do Sousa TV em
pareceria com o SAPO vídeos levaram a efeito
a transmissão em directo da prova de Resistência
Trial 4x4 desde as 13h45 às 17h00.
A
directo esteve disponível através
da área de directos da valsousa.tv e a
partir da página de directos do SAPO vídeos.
Área
de directos da valsousa.tv - 429 vistas; 753 visualizaçoes
de página
Área
de directos do SAPO vídeos - 737 visitas
Num
total de 1.166 visitas
Tendo
como principais fontes de trafego:
www.patrolaventura.com
- 30%
www.trofeutrial4x4.com
-14,9%
Acesso
directo - 14, 4%
www.tvtugaforum.com
- 12,6%
www.clubettparedes.com
- 11,4%
Portugal
obteve a maior percentagem de visitas na ordem
dos 70% e os restante para outros países
por ordem de número de visitas: França,
Suiça, Espanha,Brasil, Alemanha, Cabo Verde...