Troféu
Ibérico Trial 4x4/Lousada
Dez mil assistiram à principal competição
de Trial 4x4
A segunda edição do Troféu
Ibérico de Trial 4x4 arrancou este domingo
com casa cheia no circuito da Costilha em Lousada.
Sob a batuta dos Trilhos do Nordeste Clube Todo
Terreno dez mil pessoas assistiram à principal
competição de trial 4x4 em Portugal,
que contou com a participação de
trinta e quatro equipas, das quais, seis vieram
da Galiza/Espanha.
Depois das verificações técnicas
e administrativas, a caravana dos 4x4 entrou em
acção para a sessão de treinos
cronometrados que iriam determinar os lugares
a que cada equipa iria ocupar na linha de partida.
Eram muitos os “galifões” ao melhor lugar
na grelha de largada para as 3 horas de “resistência”
mas seria Alexandre Pereira e Nuno Raimundo (Apollo)
a conseguirem a melhor marca. Seguiu-se o estreante
Paulo Candeias e Carlos Campelos (Stand Candeias),
na frente da primeira dupla espanhola, Raul Regueira/Abilio
Amado (Quintanillas III).
Uma
prova que ficou marcada por muitos regressos de
“históricos” da modalidade, entre eles,
o campeão nacional de trial – Vasco Andrade;
Emanuel Costa, vencedor da primeira edição
do troféu ibérico trial 4x4 – estreando
nesta jornada o novo Wrangler Rubicon, entre muitos
outros. Com o aproximar das 14horas, o publico
foi-se apoderando dos melhores lugares para ver
de perto as maquinas em movimento, na abordagem
dos vários obstáculos naturais e,
alguns artificiais “desenhados” ao longo do circuito.
Poucos
minutos passavam da hora certa quantos se começaram
a ouvir os motores, a nuvem de fumo anunciava
o arranque dos poderosos 4x4. Na abordagem à
primeira curva do circuito nada de novo, Apollo
e Stand Candeias seguiam na cabeça do pelotão.
Com
a primeira meia hora de prova, apenas cinco equipas
tinham completado uma volta, por esta ordem: Apollo,
Ladricolor, Stand Emanuel Costa – grande recuperação
ao sair do 23º lugar da grelha, Ventilações
Moura e F-Racing. Enquanto a maioria das equipas
se via confrontada com as dificuldades na passagem
da vala, o quinteto da frente ia alternando de
posições e aumentando a vantagem
para o segundo pelotão.
Completada
que estava a primeira hora de corrida, Rui Querido
assumia a liderança, seguido por Alexandre
Pereira e Emanuel Costa. Eis que começam
os inúmeros problemas para o Toyota da
“Apollo” que o levam a perder muito tempo nas
boxes; Stand Emanuel Costa capota na vala e parte
a direcção, uma perda irrecuperável
com vista aos lugares cimeiros; F-Racing fica
sem embraiagem e parte transmissão, levando
à desistência, o mesmo acontecendo
com a Paljet.
Já fora de prova, encontrava-se o campeão
nacional de trial – Repsol Amiauto TT e Moveis
Vasco devido a problemas mecânicos; enquanto
Fevinor, Dinapaca, Inersel e PJ Automóveis
começam a recuperar posições
aproximam-se dos lugares do pódio.
Quando falta apenas uma hora para o término
da prova e com o publico a não arredar
pé, antes pelo contrário – aumentava
o “volume” humano, a “Ladricolor” e “Ventilações
Moura” assumem-se como principais candidatas ao
triunfo, com Paulo Oliveira (PJ Automóveis)
a uma volta.
Até
bem perto do final este trio manteve-se intocável,
registando a troca de líderes, passando
Gustavo Moura a ocupar a primeira posição,
relegando Rui Querido para a segunda posição:
Num plano mais distante Rui Dias (Dinapaca), Marco
Oliveira (Inersel) e Paulo Candeias (Stand Candeias)
mantinham as ambições de um lugar
no pódio.
A
derradeira meia hora foi de “loucos” ou apenas,
a confirmação de quem foi mais regular
ao longo de toda a prova. Gustavo Moura e Miguel
Lopes garantem uma extraordinária vitória
para a “Ventilação Moura”, ao passo
que a “Ladricolor” fica fora do pódio devido
a uma penalização de uma volta –
por falta de homologação do capacete
aquando das verificações.
Assim,
seria a dupla Paulo Oliveira/Tiago Silva (PJ)
a chegar ao segundo lugar – depois de uma excelente
recuperação sem “visitar” as boxes
ao longo de toda a prova, na frente de Rui Dias
e Fernando Batista (Dinapaca).
A
fechar os cinco primeiros, Ladricolor e Inersel.
Uma jornada repleta de emoção, muita
competitividade, bons carros, bons pilotos e,
excelente campanha da modalidade do trial testemunhada
por uma imensa moldura humana que soube bem desempenhar
as suas funções.
A próxima jornada do Troféu Ibérico
de Trial 4x4 disputa-se a 17 de Maio na pista
de Sever de Vouga numa organização
do CDC Paradela/Trilhos do Nordeste.