::
6 horas Trial
4x4 de Lousada- 2008 »» Eurocircuito
Troféu
Ibérico de Trial/6 Horas de Trial 4x4 de
Lousada
Inersel vence resistência de Lousada
O Eurocircuito de Lousada recebeu a mais entusiástica
de prova Trial já vista em Portugal. Ao
longo da pista, habitualmente utilizada em provas
de autocross/ralicross e, terrenos contíguas
estiveram três dezenas de viaturas 4x4 que
ao longo de quatro horas “bravas” deixaram em
delírios os mais de cinco mil espectadores.
As hostilidades iniciaram-se bem cedo com as verificações
técnicas e documentais, seguindo-se duas
horas de treinos, que definiram a formação
da grelha de partida. O sol brilhava, a temperatura
estava elevada e, os motores já se ouviam
ao longo, a adrenalina subiu ao baixar da bandeirada
para a partida das 4 horas de resistência.
Estava dado o mote para um domingo bem passado.
Emanuel Costa, detentor do melhor tempo da manha
assumia a liderança da prova, depois da
passagem pelo salto e abordagem dos “mega” pneus,
ainda dentro da pista de asfalto. Já fora
do circuito o primeiro grande “engarrafamento”
com o pelotão a sentir a primeira dificuldade
na passagem das valas com cruzamentos de eixos.
Na frente saiu a equipa Inersel, por lá
ficou a Drag Race/Farmácia Manso Preto,
a primeira baixa de vulto. O Wrangler de Hugo
Sá e Luís Moreira, tombou e foi
abalroado pelos jipes que tudo faziam para se
desembaraçar da molhada. As voltas iniciais
tardavam em se completar, face ao terreno “virgem”
obrigando a cálculos de “engenharia” para
ser pisado no melhor local de passagem. Aqui,
foi fundamental o trabalho dos navegadores nas
indicações aos seus pilotos. A descida
para o “miolo” da pista era precedida de uma rampa,
inicialmente de elevada dificuldade, seguida de
uma descida de “assustar”, que o diga a dupla
espanhola – José Gonzalez/Fábio
Moreira, que não conseguiu controlar os
ímpetos mais agressivos do Toyota Land
Cruiser e capotou. A do traçado era mais
rolante e menos desgastantes para a mecânica,
antes da reentrada na pista onde se localizava
a linha que contabilizava o número de voltas
de cada equipa.
Segurar o ímpeto do público, por
vezes não é fácil, agora
segurar inúmeros cavalos enraivecidos cheios
de potência, pura e dura, muito pior! Assim
foi ao longo das quatro horas de prova com os
jipes 4x4 a denotarem potencia “qb” para contrariar
as dificuldades com que se depararam. Muitas foram
as passagens pelas boxes, uns para substituir
peças danificadas, outras para abastecimento
das viaturas. Com uma hora de prova, Emanuel Costa
e Nuno Araujo tinham já recuperado a liderança,
seguido pela dupla Marco Oliveira/Ângelo
Vieira, com três voltas percorridas. Ainda
dentro da mesma volta mas ligeiramente mais atrasado,
surgia o Patrol da Várzea Portos, detentora
de uma recuperação notável,
face ao décimo primeiro lugar da grelha
de partida. Com duas horas de prova, começavam-se
a definir candidatos. Inersel na frente, com o
Stand Emanuel Costa colado; enquanto que TerraAsfalto
aparecia agora na terceira posição,
na frente da Command.com, Sucatas Santos e Cavada
Nova. Um grupo perseguidor ao líder, que
se foi desfazendo com o passar do tempo, ficando
apenas o Nissan Patrol de Emanuel Costa, na mesma
volta da Nissan Navara do comandante. Quando faltava
uma hora para o final, Emanuel regressa à
liderança, vindo a perde-la minutos depois
devido à quebra do semieixo da frente.
Com terreno livre, Inersel assumiria até
final a hegemonia da mais pura e dura resistência.
Um problema mecânico no Toyota da dupla
rui Querido/Nuno Graça fê-los descer
na classificação, perdendo o quase
que, garantido lugar no pódio. Denotando
grande fiabilidade e resistência física,
a Paljet, Cava Nova, Sucata Santos e o Team Biclas
vieram-se juntar à Command.com na luta
pelo terceiro posto. Domingos Parente (Biclas)
ficou frustrado pela quebra da bateria, mas agradecido
ao Paulo Oliveira pela prontidão em lhe
ceder outra, abdicando da luta por um lugar no
pódio. A derradeira meia hora de prova
veio confirmar o lugar em aberto, que ficou na
posse de Joaquim Pereira e Nuno Raimundo; enquanto
que Emanuel Costa, segundo e Inersel, primeiro
estavam já bem distantes da concorrência.
Uma prova muito bem disputada e organizada que
teve muitos outros intervenientes de grande qualidade.
O Troféu “Ibérico” de Trial 4x4,
contou com seis equipas espanholas que denotaram
alguma falta de ritmo para as principais “estrelas”
nacionais. Muitas delas marcaram a sua estreia
em provas de trial. De salientar que esta primeira
prova de três (Stª Maria da feira e
Galiza) que compõem o Troféu, foi
acompanhado por milhares de espectadores que vibraram
do primeiro ao último minuto com as determinadas
e destemidas abordagem das equipas em transpor
as dificuldades.