Emanuel
Costa e Nuno Araújo venceram a terceira e
derradeira jornada do Troféu Ibérico
de Trial 4x4 que se realizou em Porriño/Espanha.
O Trial Louzán Aventur 4x4 terminou em festa
numa excelente campanha do bom e competitivo Trial
4x4, com um pódio totalmente português.
Depois de Lousada e Stª Maria da Feira (S.João
de Ver) a competição conheceu a tão
desejada prova internacional, deixando boas indicações
em terra sem tradições na modalidade.
A
“Louzan Aventur 4x4” proporcionou aos
participantes portugueses e espanhóis uma
brilhante jornada Ibérica num palco impar
para a modalidade, com as necessárias condições
para a competição.
O
“anfiteatro” de Porriño deixou
marcas positivas entre a caravana que não
defraudou a brilhante moldura humana que se deslocou
a terras de “nuestros hermanos” com
a língua de Camões a predominar entre
as equipas participantes e a assistência.
Depois de vencer em Santa Maria da Feira, o Stand
Emanuel Costa justificou a liderança no Troféu
e venceu com total naturalidade, levando consigo
para o pódio a Ventilações
Moura e a Inersel (vencedora da jornada inaugural
em Lousada). A prova arrancou com duas horas reservadas
aos treinos cronometrados durante a manhã,
com a Command.com/Apollo a obter a “pole position”,
tendo a seu lado o Stand Emanuel Costa. Após
o almoço, as equipas perfilaram-se na grelha
de partida e, no arranque seria o Toyota de Alexandre
Pereira a ser mais eficazes, mantendo a posição
de líder, mas, por poucos metros. Seria a
Inersel (Marco Oliveira e Ângelo Vieira) a
surpreender e a assumir a “cabeça”
da prova com sucessivas trocas de lugar com o Stand
Emanuel Costa. À passagem da primeira hora
todo o pelotão mantinha um andamento muito
equilibrado com duas voltas à pista composta
por vários obstáculos, todos eles
naturais, variando entre rocha e terra batida com
pedras e lama, apenas Emanuel Costa e Inersel passavam
a barreira das 3 voltas. O Wrangler da Terrasfalto
dava sinais de “fraqueza” e acabaria
por ver ceder a cruzeta do semieixo, contabilizando
a segunda baixa, depois da Mo-Decor não arrancar
com problemas de embraiagem. Meia hora depois, desfazia-se
a dupla que liderou no decorrer da hora inicial,
juntando-se ao Stand Emanuel com 5 voltas o Team
Biclas. A Inersel viu-se forçada a passar
pelas boxes com problemas mecânicos e um furo,
baixando para a terceira posição,
numa luta com a Quintanillas IV, Ventilações
Moura, Moveis Vasco, Command.com, José Costa
Team, Morcela Off Road, PJ Automóveis, Quintanillas
I, Drag Race TT e Quintanillas V: todas com 4 voltas
e muito próximas entre si.
Os sucessivos “bloqueios” nos obstáculos
mais morosos – obrigando ao uso do guincho,
originavam o “reagrupamento” da caravana,
com s equipas mais lentas a aproveitarem para se
aproximarem das mais impetuosas.
Com uma hora para o término da prova, Stand
Emanuel mantinha o comando e, só mesmo um
imprevisto tiraria a um dos principais candidatos
a vitória na jornada espanhola. Para além
do piloto de Penafiel, mais três equipas contabilizavam
sete voltas: Biclas, Quintaniullas IV e Ventilações
Moura. A Inersel e Command.com/Apollo, atrasavam-se
na classificação. A primeira com mais
dois furos e, a segunda a protagonizar um aparatoso
capotanço sem danos físicos para os
pilotos. Tudo estabilizado, para a derradeira meia
hora, surgiram algumas surpresas menos esperadas,
ou então, o mérito da persistência
e eficácia de quem lutava por algo mais.
Aí, surgiu Gustavo Moura e César Carneiro
(Land Rover Defender), numa prova de trás
para a frente a fixar-se na segunda posição
e, quebrando a hegemonia dos “Patroi’s”.
A jovem e estreante “Morcela Off Road”
subia até à quarta posição
numa prova muito regular e equilibrada, apenas cedendo
na derradeira meia hora para a Inersel que subia
ao terceiro lugar por troca com a dupla espanhola
Raul Regueda/José Canosa (Quintanilla IV).
Com o abanar da bandeirada xadrez dava-se por concluído
o “Trial Louzán Aventur 4x4”
com o pódio totalmente português, ocupado
por Stand Emanuel Costa com um total de 12 voltas,
seguido pela Ventilações Moura/Sermagal,
com 11 voltas e, o derradeiro lugar do pódio
a ser ocupado já na recta final pela Inersel
com o mesmo número de voltas, mas mais 3
minutos. Quarta posição para a melhor
equipa da “casa” a deixar em fúria
os aficionados espanhóis – Quintanillas
IV, com 10 voltas. Ainda dentro deste número
em rol de equipas, até ao decimo primeiro,
reservado ao Team Biclas – depois de um problema
com a ventoinha do Patrol. Mesmo perdendo as duas
voltas iniciais devido a problemas com a bomba de
água no arranque – partia da quarta
posição, a PJ Automóveis chegou
ao sexto lugar final, numa recuperação
perfeita e de grande espectáculo para o público.
Muita adrenalina foi “espalhada” pelas
equipas nacionais na pista do “Louzan Aventur
4x4” em Porriño com as velozes máquinas
e bem equipadas máquinas portuguesas a levarem
de vencido o “duelo” com as mais técnicas
espanholas. Um duelo Ibérico com a vantagem
a cair claramente para as hostes lusas. Espera-se
agora por novidades para a próxima edição
de 2009, com “mais uma prova e no mesmo molde
deste ano”.