No
passado fim-de-semana, Aveiro recebeu e muito bem,
a quinta prova da Taça de Trial 4x4 Assador
típico, na sua vertente resistência.
O publico em numero superior a 6000, distribuído
ao longo da pista com 3 km de extenção,
compareceu à chamada e não deu por
mal empregue a sua deslocação ao circuito
desenhado pelo Team Aveisat..
Uma pista dura e bastante espectacular, tendo como
pano de fundo o colorido estádio de Aveiro.
Toda ela natural, com zonas de extrema dificuldade
provocando grande desgaste nos pilotos e nas viaturas,
Formada a grelha (baseada nas posições
da classificação geral da Taça
de Trial 4x4 Assador Típico) e após
o director de prova baixar a bandeira verde, os
14 participantes efectuam um arranque infernal,
com o objectivo de chegar na melhor posição
à primeira curva do circuito.
Logo aqui se percebeu que o publico, talvez pouco
familiarizado com este tipo de largadas iria ter
uma tarde em cheio, pois a ovação
dos presentes só terminou após a passagem
do último concorrente nas primeiras curvas
da pista.
Após o arranque Marco Oliveira, da equipa
Inersel é o primeiro a abordar a curva inicial
do circuito.
Um dos pontos espectáculo desta prova era
a passagem nos riachos, que em alguns casos obrigava
ao uso do guincho.
Não menos espectaculares eram as grandes
subidas, quase na vertical, de cortarem a respiração
ao público presente, que após a passagem
dos pilotos por estes obstáculos, como que
em sinal de alivio e excitação, gritavam
e aplaudiam sem parar.
Após a primeira hora de prova, Emanuel Costa,
em Nissan Patrol da equipa Stand Emanuel Costa,
liderava com seis voltas cumpridas. Com cinco voltas
ao circuito, estavam Marco Oliveira, em Nissan Patrol,
da Inersel e o Land Rover da equipa Moveis Vasco.com,
com Vasco Silva ao volante.
De referir ainda que nesta primeira hora de prova
Marco Oliveira teve uma passagem pela box, assim
como Andre Vieira da EMM Construções
e o Mercedes G, da PM Trial Team, com Manuel Pimenta
ao volante.
A equipa Soluções TT – Europauto conduzida
por Mário Castro, foi a primeira a desistir
por avaria mecânica.
Na segunda hora de prova assistiu-se a uma recuperação
e à subida na classificação
das viaturas da classe “S”, respectivamente ao segundo,
terceiro e quarto lugar.
Emanuel Costa mantinha a primeira posição
com o maior número de voltas, mas nos lugares
seguintes e com apenas uma volta de diferença
entre ambos estava Paulo Jorge da PJ Automóveis,
Bruno Oliveira, da Monumento Car e Carlos Silva
da Areeiros TT, ambos em Nissan Patrol.
Entretanto e nesta mesma hora, Alexandre Pereira
da equipa Command.com., Manuel Pimenta da PM Trial
Team e José Antonio Familiar da C.I.F. abandonavam
a prova por avaria mecânica.
Nas restantes duas horas, assistiu-se à recuperação
de lugares por parte das equipas Inersel, com Marco
Oliveira e da Várzea Portos com José
Oliveira ao volante.
Paulo Jorge num andamento muito rápido iguala
o número de voltas de Emanuel Costa, com
Bruno Oliveira a apenas uma volta de diferença
entre ambos.
Os três primeiros classificados da geral mantiveram
os seus lugares até à bandeirada final.
Um aspecto importante nesta prova e de salientar
é que mais uma vez foi possível assistir,
ao espírito de entre ajuda de alguns pilotos,
que disponibilizam a sua viatura para resgatar outros
concorrentes de situações mais complicadas.
Termina assim mais uma prova da Taça de Trial
4x4 Assador Tipico, que deixou boas recordações
a toda gente que se deslocou às imediações
do Estádio de Aveiro para ver as maquinas
4x4 evoluírem no seu terreno de eleição.
Texto Francisco Ávila
Imagens Elsa Costa
Avilajet - Informação
|